CALL FOR PAPERS
Florianópolis, de 04 à 06 DE SETEMBRO DE 2013
Instituição organizadora: Universidade Federal de Santa Catarina
Keynote speaker: Jorge La Ferla (Argentina)
Cineasta convidado: Eduardo Nunes (Brasil)
A produção de imagens e sons encontra-se hoje, no século XXI, vivendo um momento de reelaboração tanto do ponto de vista da realização quanto da pesquisa.
De um lado, é inegável que novas tecnologias no campo do cinema e a imbricação destas com novos e complexos ambientes midiáticos atuam em um processo de redefinição da prática de fazer e ver filmes. Por outro lado, além de questões estéticas ou tecnológicas, devemos atentar para os novos contornos políticos e econômicos que
tem orientado os rumos do mundo desde o século passado. A geografia mundial tem sido redesenhada constantemente a partir de convulsões políticas, do acirramento ou relaxamento de relações diplomáticas, por disputas de mercados etc. O cinema, como forma de arte com enorme poder de influência no século XX, testemunhou e foi agente de muitas dessas mudanças. Como ferramenta, propiciou que se delineassem sistemas ideológicos dominantes, mas, ao mesmo tempo, contribuiu para o
questionamento dos mesmos.
O cinema entra no século XXI perguntando a si mesmo que mundo é esse que há para mostrar e como ele nos mostra. Que cinema nos pensa? E como pensamos o cinema? Devemos estar atentos para essas novas relações. Nesse sentido é que não podemos (ou não devemos) mais tratar de um grande e único cinema. Falta a este uma
minúcia do olhar, sutilezas que podem, justamente pela atenção aos objetos menores, revelar outras realidades. O pequeno/small está de acordo com novas fronteiras e novos ambientes tecnológicos, contudo, este “pequeno” é agora disposto em rede.
Não há possibilidade de sobrevivência política, econômica ou cultural, sem a construção de modelos de produção fortemente conectados e ultrapassando fronteiras.
A quarta conferência internacional Small Cinemas – Crossing Borders, que será realizada nos dias 04, 05 e 06 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina, convida profissionais e estudiosos do cinema a enviarem trabalhos que contemplem os seguintes eixos temáticos:
• Estéticas e poéticas;
• Novas tecnologias e subjetividades;
• Cinema de autor;
• Produção, distribuição e exibição;
• Políticas culturais;
• Cinemas transnacionais.
Estamos interessados, mas não exclusivamente, no aprofundamento das discussões sobre pequenos cinemas na América Latina e suas interseções com outras cinematografias.
Resumos de até 300 palavras acompanhados de três ou quatro palavras-chave, pequeno currículo ou vínculo institucional dos autores devem ser encaminhados para o e-mail smallcines@gmail.com até o dia 15 de abril. Serão aceitas propostas em português, inglês ou espanhol.
Para maiores informações: http://4smallcinemas.ufsc.br/
______________________
Comissão Organizadora
José Cláudio S. Castanheira
Marcio Markendorf
Clélia Mello
Centro Acadêmico dos alunos do Curso de Cinema UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
domingo, 3 de fevereiro de 2013
Café e Fita Crepe - Primeira empresa júnior de Cinema do país
A Empresa Júnior do Curso de Cinema da UFSC - Café e Fita Crepe - inaugura sua página no facebook, acesse aqui.
A Empresa Jr. Café & Fita Crepe atua como uma produtora cinematográfica que desenvolve e realiza histórias para projetos, sendo eles produções audiovisuais ou eventos. A Café e Fita Crepe é a primeira Empresa Jr. do Brasil voltada para cinema.
A Empresa Jr. Café & Fita Crepe atua como uma produtora cinematográfica que desenvolve e realiza histórias para projetos, sendo eles produções audiovisuais ou eventos. A Café e Fita Crepe é a primeira Empresa Jr. do Brasil voltada para cinema.
Assinar:
Postagens (Atom)