quinta-feira, 11 de abril de 2013

Manifesto pelo Direito ao Inútil!


(Publicação da página do União CCE)

Manifesto Pelo Direito ao Inútil


Onde está a arte na UFSC?

O projeto 12:30, ponto de encontro dos alunos, vai passar de semanal para mensal.

Não houve renovação do apoio da UFSC ao UFSTOCK.

Festas e encontros fora de horário de aula são criminalizados e colocados para fora do campus.

Os cursos de arte não são compreendidos nas suas particularidades e são submetidos junto com os demais cursos à lógica de produtividade e eficiência.

A integração, interação e o encontro de idéias são enfraquecidos. O campus se torna cada vez mais um deserto, onde os estudantes são confinados em salas de aula para serem passivos receptores de informação. Se queremos ser uma Universidade e não um conglomerado de escolas profissionalizantes, precisamos romper essa lógica na qual se finge resolver problemas, mas não se questiona em que eles se fundamentam.

SE ESSA É A UNIVERSIDADE PARA QUAL TEMOS QUE SER ÚTEIS, QUEREMOS SER INÚTEIS.

A arte, o encontro, a cultura são espaços onde a Universidade pode se pensar. No encontro é que se questionam idéias, criam-se novas possibilidades de construção de conhecimento e permite-se a todos que participem ativamente da definição do que é a própria universidade. Por isso que esse espaço é tão marginalizado. Somente quem não tem direito de respirar, que se reduz a um corpo inerte, pode ser tão funcional a uma lógica tão mecânica de resultados. A arte é o espaço do inútil.

Por isso os Centros Acadêmicos do CCE realizarão na Concha Acústica, caricatura do que representa a arte hoje para a Universidade, diversas atividades para que possamos ter um momento de respiro coletivo entre os dias 15 de abril e 17 de maio. Convidamos a todos que participem, que cantem, dancem, pintem, desenhem, escrevam, ou que simplesmente relaxem conosco nesse lugar que deveria ser o mais movimentado da UFSC. Vamos mostrar que ainda existe vida e desejo de mudança.

Nenhum comentário: